sábado, 5 de julho de 2014

Atividade 2.1

Atividade 2.1 mapiamento inicial

É perceptível que os jovens tendem a se adaptar muito mais rapidamente que os mais velhos aos novos aparelhos tecnológicos, especialmente os destinados à comunicação e ao entretenimento. Os jovens de hoje estão plenamente envolvidos com as novas tecnologias contribuindo assim para uma sociedade que se encaminha para novas transformações. Ele tem coragem para buscar as informações necessárias no manuseio dos equipamentos.  Este fator torna se perceptível em crianças com menos de 5 anos já demonstram interesse e até certo domínio.
Antes quem auxiliava no manuseio de recursos tecnológicos eram os pais e educadores, agora os papeis se inverteram estes mesmos instrutores, na maioria das vezes, sentem é medo de pegar e utilizar os recursos interativos atuais. Os mais novos dominam mais o conhecimento que muitos adultos.  Há no meio social, na escola ou grupos de jovens, os mais integrados às atualizações tecnológicas.
 Acerca da cultura jovem, permeada por tecnologias para a maioria dos pais as tecnologias são utilizadas inadequadamente pelos filhos, pois os menos utilizam as tecnologias simplesmente para entretenimento e quase nunca as utilizam para fins de conhecimento.
Percebo preconceitos estereótipos depreciativos, pois muitas vezes os alunos com maior conhecimento tecnológico são excluídos pelo grupo. Em algumas ocasiões prejudicam a interação com os colegas e familiares assim como também pode prejudicar a aproximação do professor com este aluno e vice versa.

 A diferenciação criada pelo uso das tecnologias acentua-se cada vez mais. Por um lado às gerações anteriores e do outro as novas que se subdividem em usuários passivos e ativos. Com base nas dificuldades enfrentadas no dia a dia é plausível que todos necessitam atingir um ponto de equilíbrio para melhor aproveitar a cultura tecnológica independentemente do grau de habilidade e conhecimento que o mesmo possui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário