Atividade 2.1 mapiamento inicial
É
perceptível que os jovens tendem a se adaptar
muito mais rapidamente que os mais velhos aos novos aparelhos tecnológicos,
especialmente os destinados à comunicação e ao entretenimento. Os jovens de
hoje estão plenamente envolvidos com as novas tecnologias contribuindo assim
para uma sociedade que se encaminha para novas transformações. Ele tem coragem para buscar as informações necessárias no manuseio
dos equipamentos. Este fator torna se
perceptível em crianças com menos de 5 anos já demonstram interesse e até certo
domínio.
Antes quem auxiliava no
manuseio de recursos tecnológicos eram os pais e educadores, agora os papeis se
inverteram estes mesmos instrutores, na maioria das vezes, sentem é medo de
pegar e utilizar os recursos interativos atuais. Os mais novos dominam mais o
conhecimento que muitos adultos. Há no meio social, na escola ou grupos
de jovens, os mais integrados às atualizações tecnológicas.
Acerca da cultura jovem, permeada por
tecnologias para a maioria dos pais as tecnologias são
utilizadas inadequadamente pelos filhos, pois os menos utilizam as tecnologias
simplesmente para entretenimento e quase nunca as utilizam para fins de
conhecimento.
Percebo
preconceitos estereótipos depreciativos, pois muitas vezes os alunos com maior
conhecimento tecnológico são excluídos pelo grupo. Em algumas ocasiões
prejudicam a interação com os colegas e familiares assim como também pode
prejudicar a aproximação do professor com este aluno e vice versa.
A diferenciação criada pelo uso das
tecnologias acentua-se cada vez mais. Por um lado às gerações anteriores e do
outro as novas que se subdividem em usuários passivos e ativos. Com base nas
dificuldades enfrentadas no dia a dia é plausível que todos necessitam atingir
um ponto de equilíbrio para melhor aproveitar a cultura tecnológica independentemente
do grau de habilidade e conhecimento que o mesmo possui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário