sábado, 5 de julho de 2014

Atividade 1.3-

Relação Homem-Técnica

Situação-problema 1.3
 Analise a realização de tarefas escolares, comparando diferentes gerações.
     Como as crianças e jovens realizam as tarefas escolares hoje? Quais tecnologias e dispositivos de suporte utilizam?
Nos dias atuais é muito raro os alunos utilizarem livros didáticos para realizarem trabalhos escolares são muito mais comuns hoje em dia as crianças e jovens realizam suas tarefas por meio de recursos como: computares com acesso a Internet, Smartphones, tablets... São os meios mais fáceis e rápidos de pesquisas para encontrarem aquilo que estão pesquisando. As tecnologias e dispositivos de suporte utilizam são os sites de buscam Google, Wikipédia, revista online dentre outros que possibilitam a busca dos alunos. É importante ressaltar que estes dispositivos são mais utilizados porque tem inúmeros sites de busca com inúmeras opções que podem facilitar bastante à pesquisa do aluno.
Quais diferenças podem ser identificadas em relação às gerações anteriores?
Hoje a diversos recursos tecnológicos no qual fazem parte da grande maioria dos nossos alunos dia a dia, utilizá-los em sala de aula é uma maneira de fazer com que o aprendizado se torne mais prazeroso, pois antigamente as tarefas escolares eram realizadas em silêncio, ou seja, apenas copiadas no caderno, a partir do quadro-negro ou do livro didático, o professor explicava o ponto, o aluno ouvia sem muito incentivo e questionamento memorizava o conteúdo para responder futuramente a prova oral ou escrita.
As gerações anteriores eram tradicionais, as aulas eram através de exposição oral do professor, livro, caderno, quadro, giz e apagador. Hoje os alunos realizam suas tarefas escolares não só através do livro didático, bem ilustrado e atrativo, mas também de jogos, filmes, pesquisas em revistas e internet, realizam entrevistas, produzem vídeos, utilizam internet para enviar trabalhos ao professor e etc.
De que forma você considera que a mudança de tecnologias alterou o processo?
Podemos perceber que ocorreram grandes mudanças no processo de ensino, desde o planejamento da aula ate a transmissão do conteúdo. Um exemplo clássico, quando o professor tem acesso à internet para pesquisa e recursos para o enriquecimento de suas aulas, (filmes, animações, músicas, histórias infantis, reportagens, documentários), as aulas se tornam mais proveitosas, pois estes recursos valorizam a atividade. A um ponto em que prevalecem os antigos métodos que é no processo de aprendizagem o aluno ainda usa cadernos, livros didáticos, mas também utilizam jogos educativos, frequentam a biblioteca e vão ao laboratório de informática.



Nenhum comentário:

Postar um comentário